Composto por associados participativos e interessados na vida da associação, este órgão interno, previsto em Estatuto, cumpre um importante papel dando à diretoria o suporte necessário para que esta administre bem a AssempBH.
O artigo 40 do Estatuto da AssempBH prevê as seguintes competências ao Conselho de Administração:
Atualmente o Estatuto prevê também que a AssempBH terá 36 conselheiros. O presidente, vice e secretário são eleitos pelos próprios conselheiros. As vagas vacantes são preenchidas por indicação do presidente e o candidato deve preencher os requisitos para tal finalidade.
O grupo tem uma importante missão, pois é responsável pela parte de auditoria contábil e financeira da Associação. A composição do conselho é prevista no Estatuto da AssempBH, que determina a eleição direta e estabelece as funções daqueles que compõem o grupo.
São cinco membros: presidente, dois conselheiros ativos e dois suplentes. Manoel Teixeira Cardoso foi eleito presidente, cumprindo seu terceiro mandato. Jair José Tibúrcio e Hélio Martins foram eleitos os conselheiros efetivos. Mauro Fonseca e Carlos Lott ocupam a posição de suplentes.
O Conselho Fiscal é de fundamental importância para toda a parte financeira da Associação. Os membros se reúnem três vezes por semana. Nesses encontros, são discutidos e avaliados todas as movimentações, balanços e projetos que envolvem questões financeiras e as parcerias firmadas pela AssempBH.
O trabalho que eles realizam é transparente. Todo associado pode ter acesso as informações sobre o resultado deste trabalho através dos balanços disponíveis neste site.
O artigo 42 do Estatuto da AssempBH prevê as seguintes competências ao Conselho Fiscal: