• 06 DE SETEMBRO DE 2024

Uma árvore para chamar de sua

Uma árvore para chamar de sua
Foto: Adão de Souza / PBH

Provavelmente, você deve estar acostumado(a) a solicitar carros de transporte ou lanches e refeições por meio dos aplicativos de celular. Dentre tantos outros serviços disponíveis nesse formato, pedir o plantio de uma árvore pode parecer um pouco estranho. Mas, sim, isso é possível! Por meio do site de serviços ou do aplicativo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH APP), todo cidadão pode solicitar o plantio de árvores em locais públicos, como calçadas, praças e canteiros, ou pedir permissão para fazer o plantio por conta própria.

Diante dos distúrbios climáticos enfrentados nas grandes cidades ao redor do mundo, ter mais árvores nas proximidades da sua casa pode ser a melhor alternativa para aliviar o calor, melhorar a qualidade do ar, entre outros benefícios. Para que o plantio seja realizado de forma correta, é necessário seguir as diretrizes criadas pela PBH. Por isso, é importante destacar que o plantio em vias ou espaços públicos necessita, obrigatoriamente, de autorização. O plantio não autorizado pode configurar infração, com penalidades previstas no Decreto Municipal 16.529/16.

Como solicitar uma árvore

O serviço pode ser solicitado de duas formas:

Pela internet:

Acesse pbh.gov.br, clique em "Serviços" e digite a palavra árvore no campo de pesquisa. Em seguida, selecione a opção correspondente ao serviço que você procura.

Pelo PBH App (disponível para Android e IOS):

Ao entrar no aplicativo, clique em "Solicitar Serviços" e, em seguida, selecione a opção "Plantio em ­Logradouro Público" . A solicitação pelo aplicativo se aplica ao serviço de Solicitação de Plantio, onde a PBH realiza o serviço.

Será necessário informar o endereço exato do local desejado para o plantio, indicar a quantidade de árvores e a espécie de preferência. No entanto, a decisão final de viabilidade será tomada após um técnico da Prefeitura avaliar a adequação ao espaço, a composição paisagística do local, entre outros fatores.

Curiosidades

Dia da Árvore

Celebrado em 21 de setembro, tem como objetivo a conscientização e respeito por esse importante recurso natural.

530 espécies de indivíduos arbóreos compõem a vegetação urbana de Belo Horizonte, segundo levantamento da PBH.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.