• 05 DE JULHO DE 2024

Precisamos falar sobre as mudanças climáticas

Precisamos falar sobre as mudanças climáticas
Foto: freepik.com

A tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul em função das fortes chuvas no mês de maio intensificou um alerta que já estava “aceso” no país: é urgente discutir o tema da resiliência climática. O professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Desenvolvimento Sustentável, Bernardo Gontijo, falou um pouco mais sobre como nossa ação impacta o meio ambiente e o clima. Leia na entrevista abaixo.

Como a ação do homem está influenciando o clima?

As agressões que causamos ao meio ambiente afetam o clima. Isso inclui, por exemplo, desmatar áreas verdes, ocupar várzeas de rios, encostas, entre diversas ações. O ser humano está destruindo o meio ambiente. Como o clima faz parte dessa complexidade ambiental, também estamos alterando o elemento climático.

Falando sobre Belo Horizonte, houve mudança das características climáticas nos últimos anos?

Com certeza. A ocupação do solo é a principal causa das mudanças climáticas em Belo Horizonte. À medida que a cidade vai crescendo, vai se criando o efeito de ilha de calor. Ou seja, a cidade esquentou. Como vamos impermeabilizando e verticalizando cada vez mais o município, isso tudo vai fazendo com que haja aquecimento e menos umidade. Quando chove, a água escorre rápido para o curso d´água - e água que não escoa, enche.

O que pode ser feito para amenizar o problema?

É preciso criar mais áreas verdes, aumentar a arborização, investir em mecanismos e tecnologias de infiltração de água, não permitir a invasão de áreas verdes. As áreas protegidas estão previstas em lei e devem ser valorizadas. Nesse sentido, as políticas públicas são fundamentais. Belo Horizonte ainda é uma cidade bastante arborizada. Temos que proteger essa vegetação.

E quais são as principais atitudes individuais que podem fazer a diferença?

A comunidade tem que se interessar em relação a isso. Fala-se muito da mudança climática no planeta, o que desvia a nossa atenção para a realidade imediata - a mudança climática local, isto é, na nossa cidade, na nossa região, é mais importante e mais próxima de nós. A questão do clima deve ser mais debatida, por isso a importância da educação ambiental, que veio para ficar. Destinar corretamente o nosso resíduo urbano, se possível separando para reciclagem, não desperdiçar água, não desmatar, são atitudes básicas e muito importantes. Conhecer as áreas verdes do seu bairro, protegê-las. As pessoas deviam se preocupar mais com a questão ambiental. Temos que evitar que a ilha de calor se amplie.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.