• 06 DE NOVEMBRO DE 2019

Você consegue poupar?

Você consegue poupar?

Dados do Serasa apontam que o Brasil possui 63 milhões de inadimplentes, ou seja, pessoas com dívida em atraso. Como mudar essa realidade e alcançar uma vida financeira equilibrada? Segundo o consultor Wilcler Diniz, que ministrou durante o Mês do Servidor na Assemp a palestra “Economizar e poupar: difícil, mas não impossível”, o único caminho é a mudança de hábitos. “A maioria das pessoas está presa em um círculo vicioso que não as permite poupar”, avalia.

Para quebrá-lo, explica Wilcler, a pessoa precisa estabelecer uma meta/motivação – reformar a casa, fazer uma viagem, poupar para a aposentadoria – e começar devagar, degrau por degrau. “Inicie com uma meta factível, de 5% de sua renda, por exemplo”, detalha.

O consultor também apresentou aos associados a estratégia 20/50/30: destinar 20% da renda para prioridades financeiras (pagar dívidas, fazer uma reserva de emergência, investir); 50% para gastos essenciais (moradia, saúde, alimentação); e 30% para gastos menos importantes (TV a cabo, jantar fora, cinema).


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.