Os profissionais de enfermagem de Belo Horizonte finalmente podem celebrar uma conquista histórica: o pagamento do piso nacional da categoria. O prefeito da cidade, Fuad Noman, sancionou no dia 25 de outubro o Projeto de Lei 650/2023 , que garante o pagamento do piso nacional para os profissionais de enfermagem vinculados ao município. O PL foi aprovado por unanimidade em segundo turno pela Câmara Municipal de BH.
Segundo a PBH, são cerca de 4,7 mil enfermeiros, técnicos e agentes de serviço da Prefeitura beneficiados com o piso, além de cerca de 15 mil profissionais ligados aos 12 hospitais da rede filantrópica de Belo Horizonte.
O complemento dos salários dos profissionais ficará a cargo do Governo Federal, que deverá fazer repasses mensais aos estados e municípios. Os 4,7 mil servidores e contratados da PBH já receberão o novo salário na próxima folha (07/11), que contará ainda com valores retroativos aos meses de maio a agosto deste ano para os efetivos. Já os contratados receberão o retroativo nas folhas de novembro e dezembro – pagas em dezembro e janeiro, respectivamente.