Conhece alguma pessoa que diz que não gosta de assistir ao jornal porque só tem notícia ruim? Crime, corrupção, enchente... Pois uma pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que, de fato, acompanhar muitas notícias negativas pode afetar a saúde mental das pessoas.
O estudo foi conduzido na Universidade da Califórnia com mais de 4.000 voluntários e focou em grandes traumas coletivos, como atentados terroristas ou desastres naturais, em que a cobertura da mídia é quase em tempo integral.
Segundo os pesquisadores, cria-se um círculo vicioso: a angústia pela ocorrência de algo ruim aumenta o consumo de notícias sobre aquele fato, o que gera mais angústia a curto e longo prazo.
E há remédio?A sugestão, claro, não é se alienar de tudo o que está acontecendo, mas buscar um equilíbrio: evitar horas de exposição a notícias “pesadas” e ler mais informações e histórias positivas. O site www.sonoticiaboa.com.br, por exemplo, tem como foco apenas reportagens que ajudam a dar aquela injeção de ânimo no nosso dia a dia.