• 10 DE MARÇO DE 2023

Empoderamento feminino

Empoderamento feminino

Nós, mulheres, precisamos sempre estarmos nos questionando sobre o tema “empoderamento”. A quem estamos dando esse poder sobre a nossa própria vida: a nós mesmas ou a outros? Ser empoderada é ter a capacidade de fazer a nossa vontade valer e termos mais autonomia nas decisões.

Como conseguir isso?

  1. Desenvolver o autoconhecimento : temos que saber o que gostamos e o que não gostamos de fazer e conseguir dizer não quando precisar.
  2. Ter autoestima deixar de pensar “não sou boa nisso” ou “nunca vou ser reconhecida” e passar a nos enaltecermos mais.
  3. Saber se priorizar : não significa ser individualista, mas definir fronteira entre nós e os outros.
  4. Conseguir respeitar sua vontade : temos que aprender a respeitar o que a gente quer e não apenas o que esperam da gente.
  5. Tomar suas próprias decisões : ainda precisamos fortalecer a ideia de que cada mulher é livre para fazer suas escolhas.

Empoderamento é dar poder a todas as mulheres. Eis alguns caminhos:

  • Igualdade de gênero: as mulheres não querem competir com os homens, mas buscar por igualdade no tratamento.
  • Remuneração igualitária: mulheres ainda recebem remuneração menor que os homens nas mesmas funções. E elas ainda são responsáveis pela criação dos filhos e trabalhos domésticos.
  • Fim da violência de gênero: o feminicídio é real. O medo da violência é um dos principais motivos para mulheres sofrerem transtornos psicológicos ou restringirem como vivem e onde frequentam.

O mais importante é nunca deixar sua vontade pessoal de lado para se adequar às expectativas externas. Trabalhar a autoconfiança é tudo para estarmos de bem com nós mesmas.

Maria Aparecida Alves de Oliveira
Coord. Serviço Social da Assemp


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.