• 04 DE OUTUBRO DE 2024

Dia das Crianças: o impacto do uso de telas durante o desenvolvimento infantil

Dia das Crianças: o impacto do uso de telas durante o desenvolvimento infantil
Foto: freepik.com

Em 12 de outubro comemoramos o Dia das Crianças, uma data que vai muito além do ato de presentear. Ela celebra a infância, o senso de pertencimento e valorização, além de servir como um momento de reflexão sobre a importância de protegermos o pleno desenvolvimento das crianças. Por isso, vale ressaltar que o papel de proteção cabe à família, ao poder público e à sociedade.

Nos tempos modernos, a tecnologia tem feito parte da vida humana cada vez mais cedo, mas qual é o impacto disso no desenvolvimento infantil? A primeira infância tem grande importância no processo de desenvolvimento humano. Nessa fase da vida, são observados picos de desenvolvimento no sistema motor e cognitivo. Com a evolução tecnológica, temos acesso a diversos recursos, entre eles as telas, que proporcionam várias atividades e distrações. No entanto, esses recursos podem afetar o desenvolvimento das crianças.

Sabemos que nem sempre é possível blindar as crianças desses novos recursos, até porque os adultos têm um tempo de exposição às telas muito elevado, o que, por si só, já dificulta a limitação do tempo das crianças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o uso de telas seja adiado, pelo menos, até os dois anos de idade, já que esse contato precoce pode causar impactos negativos no desenvolvimento, como: dificuldade de interação social, atraso na linguagem, prejuízo à visão e pouco estímulo à criatividade.

Caso a limitação total nessa fase da vida não seja possível, o ideal é que os pais e cuidadores façam uma seleção cuidadosa dos conteúdos, buscando aqueles que possam impactar positivamente o processo de desenvolvimento. Ainda assim, é importante destacar que, em geral, a exposição precoce às telas tende a causar mais efeitos negativos do que positivos.

Luciana Brunelli, Assistente Social da AssempBH

Recomendações da OMS

  • Menores de 2 anos: nenhum contato com telas ou videogames;
  • Dos 2 aos 5 anos: até uma hora por dia;
  • Dos 6 aos 10 anos: entre uma e duas horas por dia;
  • Crianças acima de 11 anos: até três horas por dia.

Dicas e orientações:

  • Priorize atividades físicas e brincadeiras em casa ou ao ar livre. Isso evita a tendência de isolamento causada pelos recursos tecnológicos;
  • Aproveite para assistir um filme em casa, no cinema ou ir ao teatro;
  • Limite seu próprio uso de telas, crianças também aprendem por comparação;
  • Respeitando a idade das crianças, tenha conversas e discussões sobre o tempo apropriado de uso de telas;
  • Determine momentos em que a tela não deve ser usada (inclusive pelos adultos) como durante as refeições e no carro, por exemplo;
  • Retire o acesso aos aparelhos pelo menos 2h antes da criança ir dormir, isso favorece uma rotina adequada para o sono.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.