• 06 DE JUNHO DE 2022

Cuidados com a alimentação no inverno

Cuidados com a alimentação no inverno

O inverno ainda não chegou oficialmente, mas os termômetros na capital parecem discordar. Com a queda na temperatura, é tempo de usar roupas e cobertores mais quentes para deixar o corpo aquecido. Contudo, os cuidados não podem parar por aí. Uma boa alimentação também é aliada fundamental.

Não é incomum, por exemplo, sentir mais fome durante o inverno, o que segundo a nutricionista Camila Moreira não é por acaso. “Devido às baixas temperaturas, nosso organismo gasta mais energia para manter-se aquecido e acaba aumentando o apetite por alimentos ricos em carboidratos e gordura. Uma alternativa é focar em bebidas quentes e saudáveis, como chás de ervas sem açúcar, sopas ou caldo de legumes”, explica.

Outro ponto de atenção durante este período é a hidratação. Por conta das baixas temperaturas, há uma tendência de sentirmos menos sede, mas a preocupação com a quantidade de água ingerida deve ser mantida. Basta fazer o cálculo: 35ml x peso = necessidade diária de água.

Na alimentação também pode estar o segredo para a prevenção e ajuda na cura de doenças respiratórias. Segundo explica Camila, vitaminas A, B, C, D, E; ácido fólico e os minerais zinco, magnésio e selênio devem ser consumidos em maior quantidade. “Ovos, castanhas, nozes, grãos integrais, folhas verdes escuras, peixes, leguminosos no geral e frutas cítricas, como: laranja, goiaba e acerola são alguns dos alimentos importantes para garantir, pelo menos em parte, os nutrientes citados”.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.