Em virtude do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, a internet passou a ser uma ferramenta praticamente imprescindível. Infelizmente, o ambiente virtual também é terreno fértil para golpistas e qualquer descuido pode gerar consequências desastrosas.
Um dos golpes mais comuns são os links que chegam por WhatsApp, SMS, Facebook e e-mail com a promessa de acesso a prêmios, crédito fácil, cartão de crédito, vagas de emprego. Também é comum os fraudadores se passarem por instituições financeiras, solicitando atualizações de dados ou de cadastro da chave Pix.
Em muitas situações, os golpistas também se aproveitam de algum assunto “quente” no momento. Um desses casos recentes obrigou o Ministério da Saúde a esclarecer que não realiza contatos telefônicos, não envia SMS ou mensagem por qualquer meio de comunicação digital para realização do agendamento da vacina e nem mesmo para atualização de dados do app Conecte SUS. Após clonar as informações pessoais os criminosos invadem as contas bancárias, furtam a identidade do indivíduo e solicitam dinheiro a seus amigos pelas redes sociais, fazem empréstimos bancários, realizam compras em lojas virtuais etc.
Para evitar ser a próxima vítima, tome alguns cuidados: não acesse mensagens de remetentes suspeitos, não forneça dados pessoais e bancários em resposta a qualquer uma das mensagens exemplificadas acima, não utilize aplicativos bancários em redes wi-fi públicas, ignore mensagens do tipo “compartilhe ao máximo...”.
Denuncie
Se receber qualquer mensagem suspeita denuncie ao Procon – (31) 3250-5010 – e à Delegacia de Crimes Cibernéticos – (31) 3217-9717.