Para quem está de férias no mês de julho e deseja aproveitar o período aqui na capital, os parques ecológicos são opções de lazer agradáveis e gratuitas. São 75 no total, espalhados por todas as regionais da cidade. Confira algumas sugestões:
Centro-Sul
Portaria Sul: Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras
Portaria Caraça: Rua Caraça, 900 - Serra
Não dá para fazer uma lista de parques de BH sem citar o Mangabeiras. Seus 2,4 milhões de m² de área abrigam vegetações do Cerrado e da Mata Atlântica, além de mais de 160 espécies de aves, 30 espécies de mamíferos, 20 espécies de répteis e mais 20 espécies de anfíbios. O parque também oferece opções de esportes, com pista de skate e quadras de peteca, tênis e poliesportivas. Há ainda brinquedos para o público infantil.
Barreiro
Avenida Ximango, 809 - Flávio Marques Lisboa
Conhecido também como “Parque das Águas”, está inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça. Possui vasta vegetação típica do Cerrado e variedade de animais. Além disso, seu espaço abriga um pequeno lago e também o Córrego do Clemente, afluente do Arrudas.
Oeste
Rua Augusto José dos Santos, 366 - Betânia
Dos seus 335 mil m², cerca de 80% são cobertos por vegetação. É lar também de nascentes e cursos d'água, que abrigam diversas espécies de peixes. Para quem busca atividade física, o parque possui academia a céu aberto e trilha ecológica.
Pampulha
Avenida Presidente Tancredo Neves, 2900 - Jardim Paquetá
Uma boa opção para crianças. Implantado em 2000, por meio de medida de compensação ambiental, o parque tem área de 28 mil m² e oferece brinquedos, quadra esportiva, mesas de jogos e equipamentos de ginástica. É possível também observar algumas espécies de aves.
Para conhecer mais parques e obter mais informações sobre dias e horários de funcionamento, acesse prefeitura.pbh.gov.br.