• 05 DE NOVEMBRO DE 2020

Conhecendo a Constelação Familiar

Conhecendo a Constelação Familiar

Qual a carga emocional que carregamos através das gerações e que molda nossos comportamentos? Bem mais que o nosso consciente é capaz de perceber, segundo os princípios da Constelação Sistêmica Familiar. Essa terapia de curto prazo busca jogar luz sobre dinâmicas familiares que estão no subconsciente para auxiliar as pessoas em processos de mudança. “Tudo muda quando nós mudamos, porque geramos um campo diferente ao nosso redor”, detalha a terapeuta familiar Rociane Lopes.

A profissional explica que a constelação oferece uma abordagem a partir das relações e que pode ser aplicada a diferentes aspectos da vida: dinâmicas familiares, carreira, questões financeiras, relacionamentos conjugais etc. A terapia pode ser individual ou em grupo, indicada a partir dos 15 anos, e lida com elementos lúdicos – como bonecos – como instrumentos de trabalho.

As leis sistêmicas
A Constelação foi criada pelo terapeuta alemão Bert Hellinger. Ele formulou três leis para a vivência harmoniosa:

  • Lei do pertencimento: todos que nasceram na família têm direito de pertencer, ninguém pode ser excluído;
  • Lei da hierarquia: no sistema, quem vem primeiro é maior e isso deve ser respeitado;
  • Lei do equilíbrio entre o dar e o tomar: toda troca deve ser harmoniosa.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.