A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou, no dia 26 de fevereiro, a operação do primeiro banheiro público autolimpante da cidade, instalado na Praça da Estação. O equipamento estará disponível gratuitamente das 6h às 22h, com permanência máxima de 10 minutos por usuário .
Projetado com tecnologias que otimizam o uso de água e energia, o banheiro também atende a normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. A unidade conta com duas cabines, equipadas com vaso sanitário, pia, dispensadores de sabonete líquido e papel higiênico, secador de mãos e lixeira, com reposição diária. Todos os serviços – sabonete, água e secagem das mãos – são acionados por sensores de aproximação, evitando contato físico e reduzindo o risco de contaminação. Além disso, uma mensagem de áudio orienta os usuários sobre o uso adequado do espaço.
As portas possuem sinalizações luminosas que indicam o status do equipamento: verde para “livre”, vermelho para “desligado”, amarelo para “ocupado” e azul para “limpeza”. Elas se fecham automaticamente após 10 segundos, mas podem ser abertas e fechadas manualmente a qualquer momento. Para garantir a segurança dos usuários, um sensor de emergência interno permite a abertura automática da porta por dois minutos quando acionado.
A limpeza é totalmente automatizada. Assim que a cabine é desocupada, sensores de presença ativam o sistema que higieniza o ambiente com água e produtos de limpeza. Uma empresa contratada pela PBH será responsável pela locação, instalação e manutenção dos banheiros públicos.
Uma segunda unidade já foi instalada na Praça Rio Branco e poderá ser inaugurada em breve. A Prefeitura de Belo Horizonte planeja instalar outras três unidades ainda neste primeiro semestre: na Praça Sete de Setembro, na Praça Raul Soares e na rua Sapucaí.