• 10 DE MARÇO DE 2023

Assemp, 65 anos de história

Assemp, 65 anos de história

A Assemp está em festa! Fundada em 1958, a Associação completou 65 anos no dia 1º de março. Para chegar até aqui como uma sólida e respeitada instituição, muitos fatos e histórias marcaram sua trajetória. Confira neste especial algumas curiosidades sobre a Associação.

Nome

A Associação não nasceu como Assemp. A entidade foi fundada, em 1958, como Afap (Associação dos Funcionários Aposentados da Prefeitura de Belo Horizonte). Como o próprio nome indicava, somente servidores inativos podiam se associar. O nome só foi mudado para Assemp (Associação dos Servidores Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte) em 1977, sete anos após liberar a associação de servidores da ativa.

Fundação em 1958
Fundação em 1958

Sedes

As primeiras reuniões dependiam do empréstimo do teatro do Parque Municipal. Apenas em 1969 a Assemp teve sua primeira sede, uma sala alugada na rua São Paulo. A primeira sede própria foi adquirida em 1981, na Rua Rio de Janeiro, 247. Em 1998 a Assemp inaugurou a sede da rua Tupis, 171. Os andares do Edifício Minas Oeste, na rua da Bahia, começaram a ser adquiridos em 1999, mas a mudança da estrutura administrativa para a sede atual só ocorreu em 2007.

Sede da Assemp
Sede da Assemp

Primeiro computador

O primeiro computador da Assemp foi adquirido em 1993. Até então as adesões eram registradas em papel, as famosas “fichinhas rosas” da Assemp. Três anos mais tarde, em 1996, a Associação criou um curso de informática, que capacitou cerca de quatro mil alunos.

Sede da Assemp
Assemp - curso de informática

Hino

O hino da Assemp foi composto pelo associado Jadir Ambrósio (1922-2014). Instrumentista, maestro, cantor e compositor, Jadir foi amigo de Juscelino Kubitschek e da cantora Clara Nunes. É dele, também, a autoria do hino do Cruzeiro.

Assemp - ênfase na fraternidade
Assemp - ênfase na fraternidade

Presidentes

Anselmo Horta Nassif, atual presidente da Assemp, é o 6º a ocupar o cargo. Ele assumiu interinamente em 2013 e de forma definitiva em 2016. Os outros cinco foram Euclides Eloy Taves (1958-1969), Antônio Carlos Nonato (1969-1986), Orlando Vignoli (1986-1988), Saulo Converso Lara (1988-1995) e Ângelo Flores (1995-2013). Apesar de, oficialmente, só ter ocupado o cargo de vice, José Diniz de Souza também figura na galeria, por ter ocupado a presidência interinamente em várias oportunidades.

Jornal da Assemp

O Jornal da Associação foi lançado em 1991 e batizado com o nome de “Notícia Urgente” em sua segunda edição. O nome vigorou até o início de 2015, quando foi alterado para “Jornal da Assemp”. São mais de 30 anos em circulação e mais de 300 edições publicadas.

Iniciativas diversas

A Assemp sempre foi conhecida pela grande variedade de atividades que oferta a seus associados. Entre algumas das iniciativas que já foram realizadas pela entidade estão curso de inglês, grupo de teatro e até um time de futebol.

Assemp - ênfase na fraternidade
Assemp - Iniciativas diversas

Funcionária mais antiga

A atual gestora Administrativa da Assemp, Raquel Ribeiro, é a funcionária mais antiga da Associação ainda em atividade. Ela foi contratada como auxiliar de escritório em 1988 e seu primeiro dia de trabalho coincidiu justamente com o aniversário de 30 anos da Assemp, em 1º de março daquele ano. Já são 35 anos de trabalhos prestados à Assemp.

Funcionária mais antiga
Funcionária mais antiga

Associados mais antigos

O associado da Assemp que teve o número de matrícula na Prefeitura mais antigo foi Lafaiete Aquino de Pádua. Seu BM era 0006. Já o com a data de nascimento mais antiga foi Manoel da Costa Leite, nascido em 25 de dezembro de 1875.

::Fala, Presidente

A Assemp é hoje uma família de mais de 15 mil associados que usufruem, juntos com seus dependentes, de uma grande variedade de serviços e benefícios, ofertados diretamente ou por nossos parceiros. A Assemp é isso: construção coletiva, fraternidade, harmonia. Que nossa querida Associação continue rendendo muitos frutos e que possamos celebrar muitos outros aniversários juntos!


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.