• 07 DE DEZEMBRO DE 2021

A importância do Dezembro Vermelho

A importância do Dezembro Vermelho

Os casos de Aids notificados no Brasil vêm caindo sistematicamente desde 2013, quando os dados atingiram o pico da série histórica. Por outro lado, as infecções por HIV continuam em ritmo crescente: em 2019 foram cerca de 42 mil notificações, número ligeiramente menor do que em 2017 e 2018, mas mais que o dobro do registrado em 2013 e quase o triplo das notificações de 2012.

Mas peraí! Aids e HIV não são a mesma coisa? Não. E essa confusão, ainda bastante comum, demonstra como, apesar de se tratar de um assunto aparentemente bem difundido na sociedade, a desinformação continua encontrando espaço. Por isso, as ações do dezembro vermelho, de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis, continuam tão importantes! Informe-se: unaids.org.br e aids.gov.br.

HIV X AIDS

HIV é o nome de um vírus que ataca o sistema imunológico, deixando-o mais suscetível a doenças oportunistas. Já a Aids define o estágio avançado desse processo, quando o indivíduo já teve suas células de defesa destruídas e está com a imunidade baixa.

HIV no Brasil

920 mil
pessoas vivem com HIV no Brasil
821 mil
(89%) foram diagnosticadas
634 mil
(77%) fazem tratamento com antirretroviral
597 mil
(94%) não transmitem HIV por via sexual por terem atingido carga viral indetectável


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.