Nossa História

A ASSEMP é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados, alguns deles extensivos a seus familiares, visando sobretudo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos servidores associados.

  • Convênios de Saúde
  • Seguros
  • Apoio Jurídico
  • Núcleo de Convivência
  • Espaço Bem Estar
  • Biblioteca

História

A Associação dos Servidores Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte – ASSEMP é uma entidade civil de classe, de beneficência, previdência e assistência social, sem fins lucrativos, fundada em 1º de março de 1958, tendo entre os seus fundadores, expressivas lideranças municipais, que, na época, lutavam pela isonomia salarial entre servidores da ativa e aposentados.

Há 57 anos de atividades no âmbito de Belo Horizonte, a ASSEMP registra em sua história uma atuação destacada nas áreas política, sindical, social e assistencial, sendo hoje um exemplo vivo de como uma administração moderna, ágil e sobretudo séria, pode dar a uma agremiação de trabalhadores conotações empresariais, revertendo em benefícios aos associados os frutos dessa administração.

A ASSEMP se transformou em uma verdadeira escola de cidadania para os seus mais de 14 mil associados, que se beneficiam de serviços como planos de saúde, empréstimos a juros baixos, assistência social e psicológica, assistência jurídica, além do Núcleo de Convivência Social e Cultural, que proporciona não apenas aos associados, mas também aos seus pais e/ou cônjuges, as mais variadas atividades: dança de salão, yoga integral, Grupo de vivência-terapia, acupuntura, artes plásticas, oficina de memória, assistência psicológica, podologia, redução postural e alongamento , Terraço Assemp e Outros Serviços.

Política

Desde a sua criação, em 1958, a trajetória da ASSEMP se pautou por uma firme atuação na área política, em defesa dos servidores municipais. Naquela época, uma das principais bandeiras do funcionalismo municipal era a luta pela isonomia salarial entre os servidores da ativa e os aposentados.

Como até a promulgação da Constituição Federal de 1988 não era permitida a filiação de servidores públicos a sindicatos, pode-se dizer que a atuação da ASSEMP supria, de certa forma, essa carência.

E mesmo depois da criação do Sindicato dos Servidores Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), a ASSEMP manteve vigorosa a sua tradição de atuar na área política, tanto sindical como partidária — embora não seja filiada a nenhum partido político.

Nos últimos anos, a ASSEMP se viu na contingência de incrementar, juntamente com as demais entidades representativas dos servidores municipais de Belo Horizonte, suas ações no campo da defesa das conquistas e dos direitos dos servidores.

Pela sua atuação em defesa dos servidores municipais, a Câmara Municipal concedeu à ASSEMP, em dezembro de 1997, o “Diploma de Honra ao Mérito”.

Outro destaque histórico da Assemp se deu quando a entidade assumiu a luta das pensionistas, que reivindicavam a integralidade da pensão, iniciando uma batalha no sentido de sensibilizar os vereadores para aprovarem o Projeto de Lei nº 32/97, de autoria do então vereador Totó Teixeira. O projeto propunha que a pensão paga pela Beprem fosse equivalente à remuneração percebida pelo servidor quando de seu falecimento.

Mas a Assemp não para de escrever sua história. Novas realizações são pensadas a cada dia e a todo o momento seus associados são surpreendidos com as conquistas da Associação.

Um verdadeiro leque de benefícios

Agora que você conhece mais a Assemp, entre em contato e faça parte desse verdadeiro time,
formado pelos Servidores Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte.

Faça parte dessa grande família de servidores municipais.