• 06 DE JUNHO DE 2025

PEC da Previdência e os possíveis impactos para os servidores

PEC da Previdência e os possíveis impactos para os servidores
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, conhecida como PEC da Previdência, que originalmente tratava do parcelamento de débitos previdenciários dos municípios e do limite para pagamento de precatórios, sofreu uma controversa alteração que pode impactar os regimes próprios de previdência de estados e municípios.

Durante sua tramitação no Senado Federal, a PEC recebeu a inclusão do Artigo 40-A. Essa inserção obrigaria os estados e municípios que ainda não realizaram suas reformas previdenciárias a adotarem, automaticamente, as regras estabelecidas pela Emenda Constitucional 103/2019, originalmente criadas apenas para os servidores federais. Na prática, isso significaria a imposição generalizada de critérios mais rígidos para a concessão de aposentadorias.

Graças à mobilização dos servidores públicos e à atuação das entidades representativas, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou o parecer do relator da PEC, deputado federal Darci de Matos, recomendando a exclusão do Artigo 40-A. Com isso, as mudanças previstas nas previdências estaduais e municipais foram momentaneamente afastadas.

O próximo passo será a votação do texto no Plenário da Câmara dos Deputados. Caso o parecer da CCJC seja mantido, o Artigo 40-A será definitivamente retirado. Após essa aprovação — e desde que não haja necessidade de retorno ao Senado por outras alterações —, a emenda constitucional seguirá para promulgação pelo Congresso Nacional, sem necessidade de sanção presidencial.

A AssempBH, por meio do Núcleo de Assistência Jurídica, segue acompanhando atentamente cada etapa dessa importante discussão, sempre em defesa dos interesses de seus associados.

Rodrigo José dos Santos
Advogado da AssempBH


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.