Durante o inverno, fatores como o frio, as férias escolares e o aumento de doenças respiratórias acabam afastando os doadores de sangue dos hemocentros. Por isso, o apelo por doações ganha mais força neste mês com a campanha "Junho Vermelho", especialmente no dia 14, data em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Júnia Cioffi, presidente da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), destaca a importância da mobilização. “A Hemominas precisa manter os estoques para atender à população de todo o estado, e o Junho Vermelho é fundamental para estimular as doações. Convidamos todos e todas a doarem sangue e manterem esse ato de solidariedade sempre vivo”, reforça Júnia.
Entre os doadores, é comum o relato de sentimentos de gratidão e realização — sensações compartilhadas por Luiz Gabriel, funcionário da AssempBH, que fez sua primeira doação recentemente. “Foi bem rápido e tranquilo. Sinto como se tivesse cumprido um propósito. Por isso, pretendo doar novamente para ajudar mais pessoas”, afirmou.
É recomendado o agendamento por meio dos seguintes canais:
É recomendado o agendamento por meio dos seguintes canais: