Um levantamento do Datafolha, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou a dimensão preocupante dos crimes virtuais no país. De acordo com a pesquisa, divulgada em agosto, cerca de 24 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes envolvendo transferências via PIX ou boletos falsos, o que gerou um prejuízo estimado em R$ 29 bilhões.
O estudo também aponta que os golpes digitais já superaram os crimes patrimoniais presenciais: 33% dos entrevistados afirmaram ter sido vítimas de delitos virtuais, contra 22% que relataram crimes ocorridos de forma presencial. O acesso a informações pessoais após o roubo ou furto de celulares é um dos principais fatores que ampliam o risco de fraude. O levantamento mostra que 35% das pessoas que tiveram o aparelho levado também sofreram golpes bancários.
Diante desse cenário, a AssempBH tem alertado seus associados sobre fraudes que utilizam indevidamente o nome da Associação. Nenhum setor da AssempBH envia links de instituições bancárias, nem solicita pagamentos por meio do WhatsApp. Fique atento!