A Escola Municipal Belo Horizonte é a mais antiga escola municipal da capital mineira. Fundada em 1948, tornou-se um marco na educação pública da cidade, formando milhares de alunos ao longo dos seus 77 anos de história.
Sua criação foi resultado de uma promessa de campanha do então candidato a prefeito Otacílio Negrão de Lima, que se comprometeu a inaugurar uma escola voltada para adolescentes carentes. Na época, até mesmo as escolas estaduais cobravam mensalidade. Eleito, ele instituiu a lei que criou o Ginásio Municipal de Belo Horizonte, o primeiro a oferecer gratuitamente o ensino equivalente ao atual fundamental II na capital. Desde então, a instituição passou por diferentes momentos e sedes ao longo de sua trajetória.
Inicialmente, a escola funcionou em um casarão que ficava dentro do Parque Municipal. Seis anos depois, em 1954, foi transferida para o Bairro Lagoinha, depois para o Bairro Gutierrez e, finalmente, estabeleceu-se no Bairro São Cristóvão, na Região Noroeste de Belo Horizonte, onde se estruturou, ampliou suas atividades e permanece até hoje.
Atualmente, a Escola Municipal Belo Horizonte atende cerca de 600 alunos e se destaca não apenas pelo ensino regular, mas também por uma variedade de oficinas nas áreas de esporte, artes, música e comunicação.