• 12 DE AGOSTO DE 2019

Tarifa Branca

Tarifa Branca

A Tarifa Branca é uma modalidade de tarifação do consumo de energia elétrica instituída pela Aneel em 2018. Na Tarifa Convencional o usuário paga pela energia independentemente do horário do consumo. Já o novo modelo de tarifação visa migrar o consumo para horários considerados “fora de ponta ou de pico”, estimulando o usuário com uma cobrança mais barata. Veja a classificação de horários:


- Ponta (17h às 20h): Nesse horário o valor do consumo é mais alto;
- Intermediário (16h às 17h e 20h às 21h); e
- Fora de ponta (demais horários e durante feriados e finais de semana).


Atualmente a Tarifa Branca só está disponível para quem tem consumo médio anual superior a 250 kWh por mês. A partir de 2020, porém, qualquer imóvel poderá ser incluído no programa, com exceção dos beneficiados com a tarifa social e da classe iluminação pública. A opção pela Tarifa Branca em Minas deve ser feita pessoalmente numa agência da Cemig e o consumidor poderá retornar à Tarifa Convencional a qualquer tempo.

A Tarifa Branca tem como fator positivo a possibilidade do consumidor saber qual é o melhor e o pior horário para consumir mais energia elétrica. Por exemplo: o consumidor poderá escolher os melhores horários para lavar e passar roupas ou ligar o ar-condicionado. De acordo com a Aneel, a estimativa é de que a redução na conta de energia elétrica chegue a 20% em comparação com a tarifação convencional. Aderir ou não à Tarifa Branca requer uma avaliação por parte de cada consumidor. A Cemig criou um simulador de consumo para que os usuários verifiquem se é viável a adesão à Tarifa Branca: http://portalcfu.cemig.com.br/SimuladorCFU/meu-consumo/.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A ASSEMP é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.