• 13 DE SETEMBRO DE 2022

Setembro Amarelo: precisamos falar!

Setembro Amarelo: precisamos falar!

Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, Mike Emme, tirou a própria vida. No funeral, seus amigos decidiram disponibilizar cartões e fitas amarelas com a seguinte frase: “Se precisar, peça ajuda”. A ação teve grande repercussão, expandiu-se e, em 2003, a Organização Mundial de Saúde decidiu instituir a data de 10 de setembro como Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.

Os dados atuais no mundo, segundo a OMS, são assustadores: a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. Esse dado aponta para cerca de 800 mil mortes por ano no mundo. Além disso, segundo especialistas, para cada suicídio consumado, há outras 20 tentativas.

Com a disseminação da campanha do Setembro Amarelo, o assunto vem ganhando cada vez mais notoriedade, mas ainda é tratado como um grande tabu por boa parte da sociedade. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) desempenha um papel fundamental, tanto no apoio às pessoas quanto na valorização da causa e incentivo para que se fale sobre o assunto.

40 segundos

é o intervalo médio entre suicídios no planeta

800 mil

é o número anual de mortes por suicídio em todo o mundo

2º lugar

o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos

Busque ajuda!

O CVV oferece atendimento 24 horas por dia. Você pode optar entre chat on-line, e-mail, telefonema ou atendimento presencial. Site do CVV: https://www.cvv.org.br/ / Telefone: 188. A Assemp possui atendimento psicológico individual e em grupo para seus associados e dependentes. Mais informações: 3237-5010 / 3237-5011.

Quer saber mais?

No ano passado, a Assemp promoveu uma live sobre o tema com os psicólogos Raphael Duarte e Daniane Sousa. A gravação está disponível no canal youtube.com/assempbhoficial.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.