• 06 DE NOVEMBRO DE 2019

Saúde mental no trabalho

Saúde mental no trabalho

No dia 10 de outubro foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. A convite da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da PBH, o psicólogo da Assemp Cássio Vianna ministrou uma palestra para os servidores abordando o tema sob a ótica do trabalho. Cássio explicou a importância que o trabalho possui na construção da identidade e das relações sociais de cada indivíduo, mas alertou que a exigência constante por resultados tem gerado consequências. “Precisamos ser mais humanos do que os atuais discursos de alta performance aos quais estamos presos”, pontuou.

Segundo o psicólogo, muitos dos casos de adoecimento mental atendidos na Assemp têm sua gênese no ambiente de trabalho, especialmente entre servidores da Educação. “A escola, hoje, é o espaço de convergência de todas as mazelas sociais”, analisou.

Há soluções?

Segundo Cássio, a literatura especializada indica alguns caminhos: enquanto o empregador pode investir em treinamentos de equipe, ergonomia, clima organizacional e campanhas de saúde, o próprio indivíduo deve dedicar-se mais à sua vida social, cultural e, principalmente, à prática de atividades físicas regulares.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.