• 08 DE OUTUBRO DE 2021

Conscientização se faz o ano todo

Conscientização se faz o ano todo

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, talvez uma das campanhas mais conhecidas e difundidas atualmente. Mas conscientização se faz o ano inteiro, como alerta o presidente da entidade Ação Solidária às Pessoas com Câncer (Aspec), Marcelo Pedroso.

Com a campanha do Outubro Rosa cada vez mais difundida, como você avalia o nível de conscientização da população hoje?

Já tivemos muitos avanços, especialmente no combate ao câncer de mama, mas é importante sempre salientar que a prevenção é algo para o ano todo, não somente no mês de outubro. O diagnóstico precoce é essencial!

Em quais aspectos ainda podemos avançar?

Temos o que chamamos de ano arco-íris, com cada mês dedicado a algum tipo de câncer, mas, infelizmente, alguns ainda não recebem a devida atenção. Devemos estar sempre atentos a qualquer alteração em nosso corpo e deixar de lado o pensamento do “isso não é nada”. Temos, hoje, tratamentos bastante avançados – ainda que haja discrepância entre o atendimento público e privado –, mas o que falta mesmo é prevenção e diagnóstico precoce.

Qual o papel da Aspec?

Hoje atendemos 46 famílias com cestas básicas, fraldas geriátricas e dietas integrais. Oferecemos, ainda, atendimento psicológico, jurídico e nutricional para pacientes oncológicos. E temos nossa frente de luta por mudanças em políticas públicas, atuando na Câmara Municipal de BH e na Assembleia Legislativa.

Sobre a Aspec

A Ação Solidária às Pessoas com Câncer é uma entidade sem fins lucrativos mantida por doações de pessoas físicas. Você pode saber mais sobre o trabalho desenvolvido e como ajudar acessando o site aspecsolidaria.org.br ou o perfil no Instagram: @aspecsolidaria.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A ASSEMP é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.