• 14 DE MAIO DE 2020

Alimentação em tempos de pandemia

Alimentação em tempos de pandemia

Todas as mudanças geradas pela crise do coronavírus – distanciamento social, medo de contrair a doença, cuidados ao sair de casa – tiveram impacto direto no nível de ansiedade da população. E, geralmente, onde as pessoas costumam descontar essa ansiedade? Na comida. Segundo a nutricionista Camila Silva, a medida mais efetiva para não se empanturrar de “bobagens” em momentos assim é evitar comprá-las. “Comemos aquilo que temos dentro de casa. Evite os alimentos muito industrializados, com altos teores de gordura ou açúcar, porque quando a ansiedade bater, você vai querer comer”, explica.

Além disso, relata Camila, os carboidratos refinados têm absorção rápida pelo organismo, fazendo com que a fome volte em pouco tempo. “Devemos consumir alimentos que promovam a saciedade. As proteínas, como carnes, ovos e laticínios, cumprem esse papel e ainda são termogênicas, ou seja, gastam muita energia para serem digeridas pelo organismo. Minha sugestão é incluir uma proteína em todas as refeições. Se for comer uma fruta no meio da manhã, por exemplo, acrescente aveia ou semente de chia”, sugere.

Água e vegetais.

Outra dica passada pela nutricionista é a hidratação. “Em casa bebemos menos água, porque não sentimos sede. Contudo, nosso organismo confunde fome com sede”. Segundo Camila, o cálculo da quantidade ideal de água (em ml) a ser consumida se dá pela multiplicação de seu peso corporal por 35. “E não deixe de comer legumes, verduras e frutas. Inclua alimentos crus na sua dieta, porque mastigar ajuda a acalmar”. O macete aqui é servir-se da salada primeiro, antes do restante da refeição, que deve incluir, de preferência, uma proteína magra e um carboidrato complexo.

Alimentação x imunidade

“Nenhum alimento previne contra o coronavírus. Se alguém prometer isso, fuja que é charlatanismo”, afirma a nutricionista Camila Silva. “Contudo, uma série de fatores pode melhorar nossa imunidade, e a alimentação é um deles”, complementa. Entre os alimentos com essas propriedades benéficas ao organismo Camila cita o própolis, gengibre, alho, açafrão, mel, açaí natural, tomate, cenoura, mamão, semente de girassol, iogurte natural.

Quem tiver interesse em saber mais sobre os nutrientes presentes em cada alimento pode consultar a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos: www.tbca.net.br


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.