• 05 DE FEVEREIRO DE 2021

O que mexe com nossa imunidade?

O que mexe com nossa imunidade?

Em tempos de pandemia ficou muito mais evidente que manter hábitos saudáveis traz diversos benefícios à nossa saúde, e um deles é o fortalecimento do sistema imunológico. Mas quais são esses hábitos? O que realmente pode trazer impactos – positivos e negativos – à nossa resposta imune e como isso se relaciona com a Covid-19? O Jornal da Assemp levou essas dúvidas para a nutricionista Camila Silva e para a acupunturista Poliane Lage.

“Imunidade alta é uma fortaleza do corpo. Contudo, isso não significa, em absoluto, que a pessoa não irá contrair a Covid-19. É uma forma de se precaver contra prejuízos maiores em caso de infecção”, ressalta Poliane.

A acupunturista lista cinco fatores aos quais é necessária atenção: sono, vícios (álcool, tabaco), alimentação, estresse e atividade física. A nutricionista Camila Silva ainda acrescenta a boa ingestão de água e pondera: “A mudança de hábitos pode ser difícil no início, mas os benefícios poderão ser percebidos em pouco tempo”.

Cuidando do corpo: alimentação
Priorize os seguintes grupos de alimentos:

  • Frutas cítricas (goiaba, morango, laranja, acerola): contêm vitamina C, antioxidantes e flavonoides que aumentam a resistência do organismo e diminuem o cortisol (hormônio do estresse).
  • Gengibre e alho: efeito antibacteriano e anti-inflamatório.
  • Carne bovina, aves, ovos, peixes, frutos do mar, grãos integrais, amendoim: ricos em zinco e selênio, minerais importantes ao organismo.
  • Vegetais verde escuros: ricos em ácido fólico, que auxilia na formação dos glóbulos brancos, e em vitamina A, que possui ação antioxidante. Essa vitamina também pode ser encontrada na cenoura, batata doce, manga, melão, laticínios.
  • Probióticos (iogurte, kefir, kombucha): auxiliam na melhora geral do organismo.
  • Azeite de oliva, abacate, semente de girassol, castanhas: alimentos ricos em vitamina E.

Cuidando do corpo: atividades

  • Tome sol sem uso de filtro solar pelo menos 20 minutos por dia, preferencialmente no início da manhã ou no fim da tarde, para ativação da vitamina D.
  • Técnica da ventosa na acupuntura auxilia na circulação da energia acumulada nas costas.
  • Escalda pés antes de dormir com bolinhas de gude.
  • Banho de choque térmico (comece com o banho morno e termine com 1 min de água fria).

Cuidando da mente
Dedique-se ao trabalho com a mente, seja ele artes em geral, crenças, mentalizações. As preocupações e o excesso de informações não contribuem em nada. Crises de raiva que não são externadas também causam prejuízo ao emocional e geram o calor, que prejudica o corpo. E, por fim, Poliane deixa uma mensagem: “O amor não cura quando a dose é pequena. Em qualquer hora, dia, fase da vida, é essencial o amor”.


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