• 06 DE NOVEMBRO DE 2019

Conciliação e mediação como ferramentas de promoção da paz

Conciliação e mediação como ferramentas de promoção da paz

Conflitos e desavenças podem assombrar a vida de muitas pessoas, gerando intermináveis processos judiciais que se desdobram em desconforto e insatisfação. Atualmente a tendência do Judiciário é a de promover e difundir a justiça restaurativa, com ações voltadas para a conciliação e mediação. Essas ferramentas podem ajudar a construir uma solução para seu conflito de uma maneira mais satisfatória a todos.

As vantagens passam por maior agilidade e rapidez na resolução do problema, com redução do custo financeiro e do desgaste emocional, possibilidade de resgate das relações sociais, com o restabelecimento de vínculos e por uma maior identidade com a solução do conflito, já que as partes envolvidas constroem juntas a solução.

O Departamento Jurídico da Assemp também acredita e investe na chamada justiça restaurativa. Exemplos bem sucedidos têm ocorrido na esfera administrativa (mediação de casos de menor potencial ofensivo na CGM) e no setor privado (inventário, condomínio e, principalmente, questões de família envolvendo visitas, guarda e pensão).

Quando é possível uma composição amigável em um atendimento jurídico, a depender da natureza do conflito, o acordo pode ser encaminhado para homologação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do TJMG. Além disso, a Assemp possui convênio com o Núcleo de Mediação e Conciliação da OAB, alcançando significativos resultados, principalmente na área de família.

Atendimento

Venha buscar por essa nova era de promoção da paz através dos meios alternativos de resolução de conflitos disponíveis. Agende um horário para atendimento no Departamento Jurídico da Assemp pelo 3237-5040.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.