• 05 DE NOVEMBRO DE 2020

Aposentadoria e qualidade de vida

Aposentadoria e qualidade de vida

IBGE atesta: em 2035, o Brasil terá mais idosos do que crianças em sua população. Isso se deve, em grande parte, ao aumento da expectativa de vida: “Vivemos, em média, 34 anos a mais do que nossos bisavós viviam”, ressalta a assistente social da Assemp Luciana Brunelli. Ela e a coordenadora do setor, a também assistente social Cida Alves, falaram aos associados em uma live sobre o processo de envelhecimento e o momento da aposentadoria.

“São temas que precisamos ressignificar. Aposentadoria não é final de linha. Nos aposentamos do trabalho, não da vida. Digo que é deixar de ser um servidor ativo para ser um servidor com vida ativa”, salienta Cida.

Lidando diariamente com associados nessa situação, as duas explicam que o turbilhão de sentimentos causado pela aposentadoria é normal, mas o mais importante é focar nas potencialidades: “É um momento de novas oportunidades, novos papeis, novos talentos, de realizar sonhos”, afirma Cida. “E a Assemp é uma grande parceira também nesse momento”, complementa Luciana.

Para quem tem mais de 65 anos
Veja algumas dicas da escritora Ivone Boechat compartilhadas pela Cida na live:

  • Tome posse de sua maturidade: você é o protagonista da sua vida;
  • Perdoe a si mesmo: poupe as pessoas de suas memórias ruins;
  • Não fique se arriscando com cirurgias rejuvenescedoras: aceite sua maturidade;
  • Use seu dinheiro com critério: nem esbanje nem guarde em excesso;
  • A maturidade não te dá o direito de ser mal educado.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.