• 05 DE AGOSTO DE 2022

A arte de registrar a história

A arte de registrar a história

Não dá para ter certeza, mas é bem difícil imaginar que passava pela cabeça de Joseph Niépce, em meados de 1820, ao registrar a primeira fotografia da história, que sua invenção mudaria o mundo para sempre. A partir da invenção, as técnicas de fotografias foram evoluindo, passando muito fortemente por Louis Jacques Mandé Daguerre e seu daguerreótipo e continuou sua evolução até se tornar a “comum” tecnologia de hoje.

Mas você já parou para pensar a importância da fotografia para o desenvolvimento do universo? Ou mesmo para entendermos aspectos de diversos momentos da história do mundo? Recentemente o mundo foi surpreendido pelas maravilhosas fotos registradas pelo telescópio espacial James Webb. Após décadas de espera, bilhões de dólares investidos e muita expectativa, o resultado não decepcionou. Dá para falar, tranquilamente, que as fotografias registradas pelo microscópio representam um divisor de águas no estudo astronômico e no entendimento da dimensão do universo. Ciência avançando e história sendo escrita através da fotografia.

Poderia ficar por horas falando sobre o quanto o seu desenvolvimento é parte primordial do desenvolvimento do próprio mundo como conhecemos. Podemos citar, por exemplo, o cinema, que só existe, obviamente, graças à invenção e evolução da fotografia.

Deixo algumas indicações para quem deseja pesquisar um pouco mais sobre o assunto. A primeira é a fotografia de David Kirby, intitulada “A foto que mudou a cara da AIDS”; a segunda é a famosa foto do abutre, registrada por Kevin Carter e o trabalho do Bang-Bang Club. Indico, ainda, a coleção de fotografias da extinta revista Life, intitulada “100 fotografias que mudaram o mundo”.

Reneé Filipe
Analista de Comunicação


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.