• 17 DE FEVEREIRO DE 2020

Cuidados que salvam vidas

Cuidados que salvam vidas

Belo Horizonte enfrentou, no mês de janeiro, o mês mais chuvoso de sua história. As chuvas que castigaram a capital, a Região Metropolitana e o interior de Minas deixaram um saldo de 54 mortes e mais de 30.000 pessoas desabrigadas ou desalojadas, além dos danos materiais.

Como o período chuvoso na região sudeste se estende até o fim do verão, os riscos de novas tempestades e alagamentos ainda não estão descartados. Por isso, é importante saber como agir para preservar sua vida e de familiares. Confira as dicas repassadas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil em caso de inundações:

Se você estiver na rua
  • tome extremo cuidado com fios de eletricida¬de soltos;
  • evite contato direto com a água da enxurrada, para evitar contaminações como leptospirose;

Se você estiver em casa
  • desligue a energia elétrica na caixa de força para evitar riscos de choques elétricos;
  • se houver tempo, preserve itens essenciais como água potável e roupas secas;

Se você estiver no carro
  • fique atento à altura da água, se ela chegar ao assoalho do carro, abandone-o imediatamente;
  • se não for possível sair do carro, abra as janelas antes da água subir muito, pois a água pode atingir a bateria e travar o acionamento dos vidros.

Contatos de emergência

A qualquer situação de risco, não banque o herói. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defe¬sa Civil pelo 199. Também é possível se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil pelo celular: basta enviar um SMS para o número 40199 informando o CEP de sua residência.


Comentários


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail NÃO SERÁ publicado
wrapkit A AssempBH é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de prestação de serviços para funcionários municipais filiados, oferecendo um leque de benefícios aos associados e familiares.